sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Araruama vai ganhar associação de catadores


No próximo dia 30 a Secretaria Municipal do Ambiente reunirá os catadores de lixo de Araruama para a assembléia de criação da primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município. O projeto foi apresentado durante o I Fórum de Coleta Seletiva Solidária, realizado na última semana, no Teatro Municipal. Segundo o secretário de Ambiente, Leonildo da Costa e Silva, o objetivo do evento, que era envolver a sociedade na discussão sobre o fim do lixão e a implantação do projeto sócio-ambiental de coleta seletiva, foi alcançado com sucesso.
Conseguimos reunir pessoas de diversos segmentos como empresários, clubes de serviços, entidades, comerciantes... Pelos nossos cálculos, reunimos algo em torno de 400 pessoas no Teatro Municipal. E o mais importante é que conseguimos fazer com que essas pessoas entendessem que a questão do lixo é coletiva e não política – comentou o secretário, lembrando que “o Fórum também serviu para integrar os catadores com a sociedade, trazendo-os para o nosso meio”.
A previsão é de que o lixão de Araruama seja extinto em dezembro deste ano. Com isso, o espaço, que há anos envergonhava a cidade, seja pelos danos ambientais, ou pelas condições desumanas de trabalho para diversas famílias, será substituído pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS), uma iniciativa do Governo Municipal que ganhou o importante apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e que foi lançado durante o Fórum.
Além da fundação da primeira Associação de Catadores de Araruama, o projeto também prevê a reforma dos galpões (já em andamento) onde será instalado o Centro de Triagem de Recicláveis (no Loteamento Monte Belo II e em local próximo ao atual lixão), e a reforma do caminhão de coleta, que será cedido para a futura associação.
Embora a extinção do lixão só aconteça em dezembro, o secretário lembra que o Programa de Coleta Seletiva Solidária começa a funcionar já a partir do mês que vem. E todo cidadão poderá ajudar neste importante processo para a preservação ambiental do nosso município: basta adotar atitudes simples, como separar todo o lixo doméstico e comercial: numa lixeira, por exemplo, coloca-se o chamado lixo seco (papel, papelão, embalagens Tetrapak, vidro, PET e plásticos em geral), que é lixo reciclável, e em outra o chamado lixo úmido.
A gente sabe que o hábito de separar o lixo não é uma tarefa simples como parece, por isso mesmo precisamos adotar essa prática desde já, para que nossos filhos sejam adultos mais conscientes e responsáveis com a questão da preservação ambiental – explicou o prefeito André Mônica, que faz questão de acompanhar de perto todo este processo.

Fonte: Marcelo Figueiredo / Prefeitura de Araruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário