segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Araruama recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Na próxima quinta-feira (dia 1º), o município de Araruama estará recebendo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Ela deixará Bacaxá (Saquarema) por volta das 13 horas, seguindo pela RJ-106 até chegar em Araruama, entrando pelas Avenidas Getúlio Vargas e Nilo Peçanha, até a Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade, onde a chegada está prevista para às 14 horas. Em seguida a imagem desfila, em carreata, em direção à igreja do bairro Japão, onde um terço está programado para acontecer às 15 horas, com transmissão, ao vivo, pela Rádio Catedral.


A imagem deve deixar a cidade por volta das 16 horas em direção ao município de Cabo Frio, onde será recepcionada no Espaço de Eventos e, em seguida, na Igreja Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção, no Centro da cidade. A celebração será acompanhada pelo Frei Márcio dos Santos, pároco da Igreja de São Sebastião, além do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e do Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.
Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção tem grande expressão em Belém (Pará) através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas. Na Região dos Lagos, a devoção maior é registrada na cidade de Saquarema, onde, em 8 de setembro de 1630, um pescador, após uma tempestade, teria visto uma forte luz junto a um morro de pedras no centro da cidade. Ao se aproximar, o pescador teria encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazareth.


Para protegê-la, ele decidiu levá-la para casa, mas, no dia seguinte, ao acordar, descobriu que a imagem havia desaparecido, sendo encontrada horas depois no mesmo morro onde foi vista no dia anterior.

O fato repetiu-se outras duas vezes, até que os pescadores decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazareth, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões, inaugurada em 1837.

Fonte: Prefeitura de Araruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário