quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ações do Rio Rural chegam à Araruama



Pela primeira vez, produtores rurais de Araruama serão beneficiados pelo Rio Rural, programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro que tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Executado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC) através da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Emater, com financiamento do Banco Mundial/BIRD e apoio da Prefeitura Municipal de Araruama, nesta primeira etapa o projeto vai beneficiar 54 produtores rurais da microbacia do Rio Piripiri, que corta comunidades como Banqueiros, Boa Vista, Morro Grande e Tapinoã.



Segundo Everton de Oliveira, supervisor local da Emater, todas as 54 famílias da microbacia do Piripiri receberão linha de incentivo para melhorar a capacidade de produção. O valor, segundo ele, depende da prática a ser executada. Na sexta-feira (31), no Teatro Municipal de Araruama, foi realizado o primeiro sorteio de priorização de beneficiados. Além de Everton, participaram, ainda, Adriano Martins Carneiro Lopes, assessor técnico do Programa Rio Rural; Jorge Ferreira de Souza, assessor técnico regional da Emater; Francisco José Ferreira de Mello, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, e Nadrijane Rodrigues dos Santos, presidente da Colônia de Pesca de Araruama.


Mais serviços sociais para os produtores


Segundo Everton de Oliveira, a participação da Prefeitura de Araruama neste programa acontecerá através de um acordo de cooperação institucional, direcionando serviços sociais para a área da microbacia atendida.


Estaremos levando todos os serviços que integram o programa Prefeitura Itinerante. São ações de cidadania, prevenção em saúde, entre outros – explicou o secretário de Agricultura.



Para Nadrijane, a implantação do Rio Rural, em Araruma, “é uma ação que merece nosso total apoio. Queria, inclusive, parabenizar tanto a Emater quanto a Prefeitura de Araruama por esta iniciativa, e dizer que vou lutar para conquistar os mesmos benefícios para nossos pescadores, que hoje vivem uma situação muito difícil sem o defeso emergencial”.



Araruama possui um total de sete microbacias. A próxima a ser atendida, segundo Everton, será a do Rio São João.
  



Fonte: SECOM / Araruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário